Critérios de seleção dos planos de negócios:
- Capacidade de desempenho: O/A candidato/a tem capacidade de implementar a ideia de negócio e demonstra ter as competências básicas necessárias para implementar projecto com sucesso.
- Impacto na geração de postos de trabalho: Previsão de geração de postos de trabalho imediatos e a médio prazo (3 anos), com atenção a: inclusão de jovens e mulheres, criação de emprego em áreas desfavorecidas
- Oportunidade de mercado: O Plano de Negócios é apresentado de forma clara, tem o potencial ser expandido. Existem oportunidades de mercado suficientes para o negócio crescer e elas foram identificadas pelo/a candidato/a. O/A candidato/a articulou uma estratégia para aproveitar essas oportunidades. a proposta.
- Viabilidade Técnica: O Plano de Negócios é viável e claramente delineia a sua materialização;
- Viabilidade Financeira: O Plano de Negócios é financeiramente viável e tem uma perspetiva realista de ser sustentável.
- Existência de Salvaguardas ambientais e Sociais: O Plano de Negócios demostra que o candidato adopta uma atitude responsável em relação ao meio ambiente e outros aspectos sociais e prevê mecanismos para reduzir qualquer impacto negativo.