Sobre o Programa Conecta Negócios na vertente das Ligações de Consumo

Embora os grandes investimentos possam alavancar alguns sectores específicos, uma grande parte das MPMEs não se beneficiará directamente mas sim da procura por parte de trabalhadores individuais consumidores/famílias destas regiões. As Ligações de Consumo resultam da procura criada pelos trabalhadores/famílias como consumidores individuais. Elas podem contribuir para a geração de oportunidades económicas a um vasto conjunto de sectores. São ligações do domínio B2C. Em termos de capacitação, as empresas neste domínio tem necessidades especificas.

As intervenções no âmbito das ligações ao consumo visam aumentar a produtividade e o emprego nas MPMEs/empresas informais nas províncias prioritárias. Um dos objectivos fundamentais é estimular o desenvolvimento a nível distrital e ajudar a induzir a criação de emprego e de empregos melhor remunerados, especialmente para os jovens.

As empresas localizadas em Cabo Delgado, Nampula e Tete podem beneficiar de uma combinação de reforço de capacidade técnica e acesso a capital.

O reforço de capacidades inclui (i) uma primeira formação comum sobre competências transversais e iniciativa pessoal para impulsionar um comportamento proactivo, dado o impacto destas intervenções na criação de emprego e na capacitação económica das mulheres. Outras formações sobre (ii) a utilização de soluções digitais para aceder aos mercados (incluindo conteúdos para plataformas de consumo, redação de textos para as redes sociais), (iii) a utilização de serviços financeiros, (iv) competitividade verde e v) competências específicas do sector.

Espera-se que um mínimo de 9.000 empresas, pelo menos metade delas detidas/geridas por mulheres, beneficiem das intervenções de reforço das capacidades em matéria de ligações de consumo. O programa será inclusivo através de campanhas de sensibilização para receber pedidos de interesse e de um pequeno conjunto de critérios objectivos de seleção.

Relativamente ao acesso ao capital, as MPMEs abrangidas pelas intervenções de ligação ao consumo poderão então candidatar-se a subvenções através de uma competição de planos de negócio simplificados. Espera-se que um total de 500 MPMEs se beneficiem destas subvenções.

Scroll to Top